sexta-feira, 12 de maio de 2017

Cardápio semanal

Quem aí já ouviu falar sobre cardápio semanal? Para quem não conhece é uma ótima opção para ajudar a se organizar, evitar desperdício e também a comer bem e seguir a dieta sem sofrimento. Aqui em casa o cardápio semanal veio como uma forma de me ajudar a acabar com o desperdício e também para que na correia do dia a dia não ficasse perdendo tempo pensando no que fazer para o almoço e/ou jantar.


Mas como o cardápio semanal pode ajudar a evitar o desperdício? 
Simples, todas nós sabemos que frutas, legumes e verduras estragam com muita facilidade, e se você vai ao mercado e sai pegando de tudo um pouco, não conseguirá consumir tudo antes que estraguem. Com o cardápio semanal você já vai ao mercado com uma lista do que você vai usar naquela semana, e assim você conseguirá consumir tudo o que comprar. 

Como montar o cardápio semanal?
Para montar o cardápio é muito simples, você precisa pensar no que gostaria de comer naquela semana. Ex: segunda-  almoço: arroz, feijão, bife, salada e suco de laranja natural. 
O mesmo você faz com o jantar podendo repetir os pratos, pois isso vai de acordo com o gosto de sua família. Vale perguntar para os membros da família o que eles gostariam de comer naquela semana, te ajuda a ter uma ideia e todos ficam felizes com o cardápio escolhido. Anote tudo em um papel ou faça planilhas no computador e está pronto seu cardápio. 


Em que sentido o cardápio semanal me ajuda na organização?
Quem nunca ficou perdida(o) na hora de preparar a refeição pois não sabe o que preparar? Isso já aconteceu comigo inúmeras vezes e o cardápio semanal te ajuda a não ficar perdida. Sempre coloco na porta da geladeira, e isso facilita muito. 

Cardápio semanal ajuda a seguir com a dieta?
Sim, muito mais fácil seguir dieta quando se tem todos os pratos e refeições anotadas, o risco de se comer besteira é muito menor. 
E nesses casos de dieta você pode colocar além do almoço e jantar, o lanche da manhã, tarde e noite. 

No inicio pode ser um pouquinho complicado de pensar em pratos para 7 dias de uma só vez, mais com o passar do tempo você pega pratica e a partir do segundo você já está mais solta para criar seu cardápio sem dificuldades. 
Tem dias que a gente não está afim de comer aquele prato que você anotou, passou a vontade ou ta com preguiça e quer comer algo mais prático. Sem neuras! troque pelo prato de outro dia ou até mesmo faça algo que não está em seu cardápio, a ideia é ter praticidade e economia e não te prender a ele. 

Abaixo dois modelos de cardápio que uso em casa:




Espero que vocês tenham gostado do post de hoje. Me contem nos comentários o que achou, se já faz cardápio semanal ou se sentiu animada a fazer. 
Beijos e até a próxima. 












Um comentário: